«Escolha Portugal»

By Andreia Morais - novembro 04, 2013


«Viajámos por Portugal.

Descobrir o nossos país é sempre uma feliz surpresa. A cada passo do caminho percebemos porque inspira poetas e pintores. 
A força inspiradora das paisagens trava-se na sua diversidade, são mantos verdes e exuberantes que descem das serras, cobrem os vales interiores e estendem-se até ao mar, são as vastas planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais e olivais, searas douradas ondulando ao vento, incontáveis praias de areia branca e extraordinária beleza, o fascínio muito especial das aldeias alcandoradas nas encostas, das pequenas vilas adormecidas no tempo, das cidades que combinam harmoniosamente o passado e o presente, os encantos históricos e as novas tendências cosmopolitas. 

É verdadeiramente deslumbrante deparar com tão belas paisagens, os vales, os contornos dos rios, as reservas naturais que servem de escala a milhares de aves migratórias, a abundante vegetação de florestas seculares, o encantamento do mar e dos seus pescadores, as esplêndidas rotas vinícolas, o manancial de histórias e lendas reveladas na viagem, os cenários românticos que encantam o coração, a deliciosa gastronomia que atesta a inventividade do seu povo, a invulgar hospitalidade que marca a nostalgia do regresso.

Viajámos pelo nosso país e as sensações foram muitas, assim como as descobertas. E são esses momentos de especial magia que consigo queremos partilhar, tranquilamente.

Escolha Portugal é uma iniciativa TVI com o apoio do Turismo de Portugal».



Eu escolho Portugal. Todos os dias. E mais do que uma vez expressei a minha enorme vontade de conhecer cada recanto de Norte a Sul.

Felizmente, sempre tive a oportunidade de passear, por isso tenho a sorte de puder dizer que conheço bastantes sítios deste nosso lindo país. Mas há tanto para descobrir, redescobrir e relembrar. Há tantos sítios onde já fui tão feliz, onde me sinto em casa e onde pretendo regressar. Assim como há outros tantos que desejo conhecer e, espero eu, juntar à lista daqueles que me fazem sentir tão acolhida que o meu coração aumenta de tamanho. 

Esta iniciativa é, portanto, a meu ver, das melhores que já se fizeram. Conhecer o país por outros olhos, por outro coração, para nos aguçar a vontade de partirmos à descoberta, é aliciante, desafiante e enriquecedora, não só porque nos aumenta a bagagem de conhecimento e de histórias, mas porque também nos deixa atentos, curiosos e prontos para novas aventuras.

Portugal é um país cheio de beleza, seja ela paisagística, gastronómica ou a nível de pessoas, que têm um coração gigante e capaz de aconchegar quem chega pela primeira vez. E é este Portugal que eu quero descobrir até ao último segundo e ao último recanto escondido. Quero abrir todas as portas de museus, castelos, bibliotecas; percorrer todos os trilhos dos parques naturais; sentir o cheio das comidas fortes e leves; o aroma da cidade e do campo; o perfume das gentes; escutar a gargalhada de quem se senta ao nosso lado ou da que ecoa por aí. Quero partir do Norte e chegar ao Sul e depois fazer o percurso inverso, e trazer na bagagem tantas lembranças e memórias quantas conseguir carregar na mala e no coração. 

É já um desejo antigo fazer uma espécie de diário de viagem. Escrever sobre o que vejo, que terras piso, o que descubro, o que me surpreendeu e encantou. Juntar fotografias e, quem sabe, alguns vídeos para mais tarde partilhar. É que cada vez mais defendo que o que é nosso é realmente mais bonito. E é mesmo. Portugal é lindíssimo. Que me perdoem as pessoas de todos os outros países, mas não há beleza como aquela que eu vejo por cá. É certo que não posso falar com grande conhecimento de causa, pois nunca viajei para mais longe do que Espanha. Mas permitam-me que antes de me aventurar por esse mundo fora me aventure primeiro a conhecer o que é meu. É por isso que, para mim, nunca haverá nenhum outro lugar, por mais bonito que seja, que supere o país que me viu nascer, crescer e tornar-me no que sou hoje. 

Enquanto não é possível colocar a mochila às costas e partir em viagem, façam-no comodamente sentados nos vossos sofás, camas, cadeiras. Para isso, basta irem aqui e deixarem-se deslumbrar pelas paisagens magníficas deste paraíso. Os vídeos não estão todos disponíveis, pois ainda não foram todos apresentados, mesmo assim percam-se (ou venham a perder-se) pelos Açores, pelo Alentejo, pelo Algarve, pelo Centro de Portugal, por Lisboa, pela Madeira e pelo Porto e restante Norte. Não se vão arrepender.   

Eu escolho Portugal. Para sempre. E vocês?  

  • Share:

You Might Also Like

27 comentários

  1. Portugal é um país lindo e tem tudo: cultura, BOA gastronomia, noite, lugares românticos... TUDO! Adoro o meu país e tenho pena do que se está a passar... O nosso país é brutal e as pessoas deviam de ver mais isso. Agora andamos pelas bocas do mundo por causa das ondas gigantes da Nazaré que são um fascínio para o surf, somos os melhores!

    ResponderEliminar
  2. Portugal é lindíssimo e às vezes nem paramos para reparar nisso :).Estou a seguir de volta ;)

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  3. r1: por vezes acredito que é bom o tempo passar rápido pelo menos assim estou com ele mais depressa.

    ResponderEliminar
  4. Portugal é lindo! do que tive a oportunidade conhecer gostei imenso.

    R:muito obrigada pela força

    ResponderEliminar
  5. r2: nem por isso, mas ainda bem que aconteceu isto pelo menos apartir de agora já não tenho que fingir que gosto de uma pessoa que sempre desprezei.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente tive de sair de Portugal para trabalhar mas enquanto morei aí dizia sempre 'Antes de conhecer o mundo tenho de conhecer Portugal'. Trocaram-me as voltas e moro em Paris antes de ter conseguido conhecer os recantos do meu país que adivinho lindo pelos escassos sitios que já visitei. Dada a volta da minha vida ja visitei vários países europeus mas, ainda que ligeiramente alterada, a minha máxima continua. Quando no serviço me perguntam então Patrícia onde vais passar o verão? Eu respondo 'guardo os fim de semanas de3/4 dias dias para conhecer o mundo, mas no Verão fico-me pelo meu Portugal que tem destinos de sobra para me ocupar o mês inteiro e precisa bem do meu dinheiro'
    Um testamentk só para dizer que concordo plenamente e que não devemos só querer ver o mundo, devemos dividir o tempo...porque Portugal oferece férias que infelizmente só os de fora dão valor.

    Bisous*

    ResponderEliminar
  7. Para mim não há nada melhor que o norte de portugal :D

    ResponderEliminar
  8. Such an inspirational post! I enjoyed reading it :) I love your blog, too!
    Would you like to follow each other via GFC and Bloglovin? If you would, just follow me and leave a comment on my blog, so that I can follow you back :)

    Tina from the Style Sinners
    Twitter - @TinaStefanovic
    Instagram - @tina_stefanovic
    http://tinasstylesinners.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Eu também. Adoro conhecer sítios novos no nosso país. Mesmo!

    ResponderEliminar
  10. é que parece mesmo, mas já lá vão 3 anos estou treinada nisto.
    não sei não, sinceramente o que me interessa não é o pai do meu namorado mas sim o meu namorado, e como o meu namorado acha que tenho razão.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilloso país!!! hermosas imágenes!!
    Buen comienzo de semana!!! y mi g+ para el post!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  12. Vi o teu comentari no blog da querida Audrey Deal e gostei muito do que dizes tu e a querida Audrey, por isso decidi visitar te. Gostei e ja estou a seguir te. :)
    Eu tambem tenho pena haver tanta gente com aquela idea que so for a e que e bom... Temos um pais lindo, tenho mesmo muita pena da situacao que o pais esta apassar agora. Eu sempre que posso vou passer ferias a Portugal apesar de ja ter viajado muito e de gostar de conhecer outros sitios adoro sempre ir a Portugal passer uma boas ferias. Vou de mala quase vazia e ai compro tanta coisa boa. Voces ai tem lojas, coisas maravilhosas adoro fazer shopping em Portugal, perco me sempre entao coisas para casa e roupa para criancas adoro mesmo. Eu desde pequena que vivo no Canada mas como a minha mae tem casa ai de ferias vamos sempre com frequencia. A minha filhota tem dois aninhos e ja foi a Portugal umas 4 vezes e ja foi uma aos Pico, Acores.:) Foi batizada ai, eu e o marido escolhemos Portigal como destino para nos casarmos, e a nossa Lua de mel foi na Madeira.:)
    Beijinho de Toronto
    Desculpa os erros mas nao estudei em Portugal, ja estou no Canada desde pequena.
    Se quizeres visitar o meu cantinho es bem vinda se gostares ja sabes es bem vinda em seguir. :)
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
  13. Também é um grande sonho meu partir por uma road trip pelo país! Não literalmente de mochila às costas o caminho todo mas visitar tudo e mais alguma coisa. Documentar tudo em fotos, guardar todos os bilhetinhos de entradas de museus e tudo mais! A sério, era um sonho de vida. Espero um dia puder concretizar.
    Entretanto vou todas as férias de verão acampar a qualquer local de Portugal diferente com os meus pais. Já fui a sítios interessantes ! :)

    ResponderEliminar
  14. a quem o dizes, a sexta é o melhor dia da semana, porque é aquele que mata as saudades de uma semana afastados :D

    ResponderEliminar
  15. r1: acredita que eu já não dou importância a isso, já namoramos à muitos anos, anos suficientes para teremos começado a ignorar tudo o que está ao nosso redor caso contrário a nossa relação já teria terminado à muito.
    acredita que é mesmo c:

    ResponderEliminar
  16. r2: foi só o início c:
    e com esta introdução percebi que vim para ficar :p

    ResponderEliminar
  17. Às vezes parece que o mundo nos desaba em cima e aí é um pouco difícil focar-nos nos nossos objectivos e naquilo que queremos. Mas tenho tentado meter tudo de lado, separar as coisas e está a correr melhor. Espero que continue e que corra tudo bem, para as duas!

    ResponderEliminar
  18. Buen fin de semana, guapa!!
    Besos, Marcela♥

    ResponderEliminar
  19. sexta feira é o melhor dia, domingo trata-se do pior.
    obrigado por seguires *

    ResponderEliminar
  20. Simplesmente maravilhoso!!!
    Buen fin de semana :)

    ResponderEliminar
  21. Portugal é lindo. Temos lugares, sitios, paisagens, momentos, praias, campos, coisas tão belas que as vezes nem damos conta do seu grande valor. Temos muito para descobrir no nosso Portugal. Somos um país pequeno em tamanho, mas grande em cultura e tradição. Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Nem de propósito... Se quiseres espreita o meu blog... ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  23. Uma excelente iniciativa nacional, sem dúvida. Mais do que nunca, com a conjectura actual, precisamos de reconhecer as riquezas que este nosso país tem, as belezas que fazem desta a nossa pátria. Pessoalmente também prefiro Portugal ao estrangeiro, embora não negasse algumas viagens a certas regiões. Mas temos tanto para descobrir por aqui que não sobrarão viagens para o conhecer. Beijinhos

    ResponderEliminar