O que fala ao coração #16


«A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa», Edward Elgar


Não passo um dia sem ouvir música. O artista desta semana obriga-nos, sem que nos sintamos com essa condição, a permanecer numa estação que teima em não nos largar. «Inverno» é o seu primeiro EP e as músicas que o compõem parecem aconchegar-nos. Prolongam-se os dias frios, as gotas da chuva presas no lado de fora da janela, a manta onde nos enroscamos, a caneca de chá quente para nos aquecer. E ao fundo, com uma voz doce e calma, Valter Lobo invade-nos o coração sem pedir licença para se instalar.

Canta em português - em bom português. E as suas letras, que nos falam sobre amor, desejos, inquietações, transportam-nos para diferentes momentos e fases da vida. Talvez nos representem por inteiro. Sem rodeios, mas com uma paz muito própria. Este EP, que nos deixa compreender as influências indie/folk, combina muitíssimo bem com qualquer estação do ano. Valter Lobo, por todo o talento e genialidade que tem, combina com qualquer hora do dia. E eu ouço-o o ano inteiro.  

A paz existe mesmo. Em pequenos sorrisos. Nas palavras. Em gestos. Em locais. Em melodias. E é assim que me sinto quando ponho a tocar «Eu não tenho quem me abrace neste inverno» ou «Olha por mim». Pela melodia melancólica, pela maturidade presente no que escreve, pela mensagem que transmite. Parece contraditório sentir paz quando as letras parecem transportar alguma dor e desencanto pelo mundo, mas, na verdade, e tal como disse numa entrevista, «No Inverno temos os sentimentos mais à flor da pele, interiorizamos os nossos pensamentos, estamos mais frágeis e vulneráveis. O Verão é mais estúpido, mais carnal. Seguem-se apenas os instintos». E é esta beleza introspetiva, que nos leva a pensar sobre tudo, que o diferencia. Que me apaixona quando ouço música. E que me embala, enquanto me sento no parapeito da janela, ou numa cadeira da sala, perdida dentro de mim, a olhar o vazio que se propaga infinitamente. Do lado de lá do vidro. 


«Advogado de causas perdidas. Músico de sala de estar. Desiludido com tantas coisas, iludido com tantas mais. 


O projecto musical de Valter Lobo não poderia ser mais pessoal. São sons que se devem ouvir a sós do lado de dentro de uma janela embaciada. Ou com um amor verdadeiro. São canções carregadas de emotividade. No início de 2012, com o primeiro EP "Inverno" apresentou-nos temas como "Eu não tenho quem me abrace neste inverno" e "Pensei que fosse fácil", este último integrado na colectânea Novos Talentos Fnac 2012. A não perder. É impossível dissociar a música do homem. O nascimento do projecto musical de Valter Lobo coincide com o momento da sua tomada de consciência do que é o mundo, dos valores e sentimentos que movem os humanos e do modo que como ele se insere neste meio. Valter Lobo é um homem que não tem 30 anos. Vive num vale do Norte de Portugal. Advogado de causas perdidas. Músico de sala-de-estar. Desiludido com muitas coisas, iludido com tantas mais. Quando há tanto para dizer e se caminha em cima de sonhos, a música e as palavras surgem naturalmente. São sons que se podem ouvir em paisagens bucólicas ou cidades vazias, com uma melancolia acentuada. São sons que se devem ouvir a sós do lado de dentro de uma janela embaciada. Ou com um amor verdadeiro. Sons de leve anestesia e esperança. Valter Lobo, vive em busca de calor humano. De motivos de interesse e experiências novas. De lugares bonitos aos olhos e à pele. Do simples e do belo. De amor de Inverno e brisa de Verão. Costuma dizer que é constituído em 80% de embriaguez de espírito dionisíaco e 20% do espírito apolíneo. Às vezes pensa que conseguirá mudar o mundo. Todas as canções têm o mesmo parto: uma guitarra e uma voz a falar o que a cabeça pensa. Com a colaboração preciosa e incansável de José Duarte Antunes, as canções foram trabalhadas e gravadas. No Inverno de 2011, foi apresentado e disponibilizado o primeiro tema: "Eu não tenho quem me abrace neste Inverno" no site oficial www.valter-lobo.com. Em Maio de 2012, através de uma Edição de Autor, apresentou o seu primeiro EP "Inverno", que o atirou para as playlists dos principais programas de autor das rádios nacionais e despertou o interesse de revistas da especialidade considerando-o uma verdadeira promessa no panorama da música portuguesa nacional. A identidade imposta, aliada à temática e sonoridade das canções dão toda uma coerência a este trabalho, que não se trata de uma ficção, mas de uma impressão. A integração na colectânea dos Novos Talentos Fnac 2012 e a participação no Festival Novos Talentos vieram consagrar este primeiro "Inverno" e comprovar que Valter Lobo é um artista a não perder de vista».

As suas músicas quase que nos contam uma história. E quem é que não gosta de ouvir uma que seja realmente surpreendente e nos arrebate o coração? Se um dos seus sonhos é tocar as pessoas está a consegui-lo. Cada vez mais!










Já conheciam? O que acharam? Qual a música que mais gostaram? Contem-me tudo!

You Might Also Like

24 comentários

  1. r: quem pode, pode, sua sortuda!

    ResponderEliminar
  2. Tu, sim, encantas as paredes e os tetos da minha casa cada vez que abro o teu blog para ler algo teu!
    Desconhecia, mas sabes o que aconteceu? Este teu texto, como tantos outros, levou-me para uma outra dimensão e estou já a vasculhá-lo pela internet! :)
    Obrigada por todas as palavras e incentivos no meu blog! És das melhoras leitoras que alguém pode ter <3
    Mil e um sucessos para ti, minha querida!
    Um beijinho muito especial!
    xx

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. r: aqui raramente há concertos :s

    ResponderEliminar
  4. Amiga que playlist maravilhoso
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  5. Que brutal, às vezes tenho pena de não ter um projecto só meu :/

    ResponderEliminar
  6. Mais um artista que desconhecia; Mais um artista que adorei! És uma caixinha de surpresas. De boas surpresas :)

    ResponderEliminar
  7. R: eu não tenho flexibilidade nenhuma, mas tenho a certeza que vai ser óptimo para relaxar!

    ResponderEliminar
  8. Vim te ler
    e desejar um maravilhoso final
    de semana.
    Deixo Bjins
    e meu desejo de muitas alegrias.
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderEliminar
  9. Adorei conhecer este cantor, que nunca tinha ouvido e que bela descoberta, as músicas são lindissimas, tive dificuldades em escolher uma favorita ;) Gostei de todas, mas especialmente da 2ª, da 5ª e da 6ª, adoro a sua voz doce. Obrigada, por estas sugestões musicais maravilhosas ;)

    Deixei-te uma sugestão neste post meu :
    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/2014/07/o-mundo-precisa-de-loucos-loucos-uns.html#comment-form

    E resposta neste :
    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/2014/07/queria-ser-tua-menina.html

    Beijinhos Andreia :) Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  10. Amei. Tu és fantástica. O teu blogue é fantástico.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez não conhecia... Obrigada por me dares a conheceres novos sons!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  12. Aquilo de que gosto mais nos teus textos é a maneira como uma crítica ou uma conversa acerca de um artista, livro, etc. vira um texto mágico, tão bem escrito, tão bonito :)
    Não conhecia o artista, mas agora vou ouvir mais :p Obrigada!
    Adoro a forma como está o teu blogue e aquelas imagens iniciais, ali em cima :p Acho que ainda não te tinha dito! :p

    ResponderEliminar
  13. nunca tinha ouvido falar dele, mas adorei! :D

    ResponderEliminar
  14. Great picture :D

    WWW.PUTRIVALENTINALIM.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  15. Gostei do teu cantinho :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. R. Oh sim mas não é fácil porque devido aos horários raramente falamos, é chato mas tem de ser

    ResponderEliminar
  17. Fantástico como sempre Andreia :) Adorei o cantor, não conhecia. Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Adorei, amiga... Ser de água é demais!!
    Parabéns pelo post.

    Bjos

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Não o conhecia, mas ele têm uma voz fantástica. Descubro sempre novos talentos
    Beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Tens um dom para a escrita sem duvida :) Adorei o talento dele! :)

    ResponderEliminar
  21. Este homem merece andar nas bocas do Mundo!
    Vamos todos partilhar?
    Muito bom!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Merece mesmo, Sofia Pereira. É de uma qualidade e talento inesgotáveis!
    Eu é que tenho que agradecer :) sê sempre bem-vinda ao meu blog*

    ResponderEliminar