Miúdo-Guerreiro

By Andreia Morais - junho 13, 2017

Fotografia da minha autoria

«Azul e branco é o coração»


O que me motiva enquanto adepta não é apenas a história do clube. São também as pessoas. Naturalmente, ele subsiste independentemente dos nomes que figurem nas camisolas, mas a sua mística perpetua-se e sobressai pelos jogadores. E nunca é fácil despedirmo-nos daqueles que admiramos.

Já o referi várias vezes, sou Porto desde que me lembro de existir. E enche-me de orgulho olhar para dentro de campo e ver profissionais que o sentem e vivem com a mesma intensidade que eu. O André Silva é, precisamente, um deles. Com seis anos de Dragão ao peito, não faltam momentos que o comprovem. Apesar de não o acompanhar há tanto tempo, foi o suficiente para o ver crescer. Como profissional. E um pouco como pessoa, porque existem valores transversais às duas componentes. Sempre defendi que «idade não define maturidade». E a verdade é que este «miúdo» teve sempre um sentido de jogo e de equipa fora do comum. Também errou, é certo, mas vê-lo jogar é perceber que aquilo que o move é de uma grandeza que não deixa ninguém indiferente. Há verdade no seu estilo. Na forma como disputa os lances. Na vontade de fazer mais. E ser Porto é fazer das «tripas coração». E ele fez. Jogo após jogo. Com inteligência. Com compromisso. E sem qualquer tipo de vaidade. Sei bem que sou suspeita, mas o seu percurso é uma referência por tudo isto. E não vai ficar por aqui.

A época termina. E começa uma fase de incógnita, angustia, especulação. E o coração tenta aprender a gerir esta situação, sobretudo quando são os nossos, aqueles que mais queremos que fiquem, que se encontram em risco de sair. Uma parte de mim fica radiante, pois é sinal de que o trabalho não passa despercebido. Mas, por outro lado, permanece aquela réstia de esperança de que as notícias não sejam verdadeiras. Passei tudo isto com o Quaresma. Duas vezes. E foi doloroso em ambas. Porque não nos habituamos a despedidas. Nem nos conformamos com a ausência que aquela pessoa provoca. Não conheço o André Silva, e nunca tive a oportunidade me de cruzar com ele. No entanto, vai fazer-me imensa falta de azul e branco. E por mais que continue a ver uma camisola 10 no relvado, não é ele. Porque nunca haverá alguém igual.

Um dia teria que acontecer. Um dia. Não agora. Perdoa-me o egoísmo por não te querer ver já a ir embora, por achar que ainda tinhas tanto a conquistar com as nossas cores, por não estar preparada para não te saber aqui, em nossa casa. Custa. Mas iria custar sempre, não é? Fosse agora, ou daqui a cinco épocas, a minha vontade seria a mesma: ver-te ficar, pelo menos, mais uma. Ou não fossem existir novos desafios, novas batalhas e novas vitórias para alcançar. Contigo aprendi a ser ainda mais Porto. E que a ambição pode ser sempre maior.

Obrigada! Por seres Porto por inteiro. Por seres um exemplo constante de humildade, dedicação e competência. Por te superares. Por ver em ti a raça de um verdadeiro campeão. Segurei as lágrimas e o nó na garganta, porque quando pensar em ti vou recordar-me sempre do golo de bicicleta frente ao Braga no final da Taça de Portugal, da frieza no penalti em Roma, da frustração em Alvalade, do primeiro golo no Dragão, da polivalência, da capacidade de manter a cabeça erguida perante todas as adversidades, do «miúdo» que conquistou o respeito de todos. E isto é o mínimo. Porque traçaste o teu caminho com passos firmes. E as memórias que deixas são um legado inesquecível.   

Continua igual a ti. Com esse brilho no olhar de quem encara os desafios de frente; de quem pisa o relvado com amor. Vais deixar saudades. Muitas! Mas aquilo que me conforta é ver esse teu sorriso largo, de quem está a abraçar um sonho. Eles têm tanta sorte por te ter. E ainda não sabem bem a dimensão disso. Tenho um orgulho desmedido naquilo que te tornaste. O mundo vai ser pequeno para todo o teu talento.

«Contigo até ao fim». Vai com tudo, miúdo-guerreiro!

  • Share:

You Might Also Like

16 comentários

  1. Leste os meus pensamentos, e essa a minha motivacao desde miuda, e mesmo isto que me faz ser portista :) Este puto tem carisma, tem mistica, vai fazer falta mas nos aguentamos como ja aguentamos tanto tempo ser ganhar, a mistica esta em saber perder, so assim as vitorias teem um sabor diferente :) Das melhores recordacoes que tenho, ano de 1987, tinha 10 anos, estava a ver o jogo com o meu pai (ate me estou a arrepiar toda so de lembrar) e de chorarmos com o pontape do Madjer ao ganharmos a taca da liga dos campeoes :)
    Eu confio no Sergio Conceicao porque ele tem mistica dentro dele :)
    #SomoSPortoCarago
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Vai fazer falta à equipa, mas vamos pensar que mais como ele virão. Falta carisma e amor à camisola.
    Confio no Sérgio Conceição que tem garra e raça!!
    Vamos entrar com força :D

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena que o André Silva tenha saído do Porto mas para ele é muito melhor e vai "crescer" muito mais, espero que esteja ali outro Ronaldo.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Eles são profissionais são pagos para trabalhar e dar o seu melhor, ganham milhões têm de comer a relação de necessário..daí existirem bons e mais profissionaais. Como no futebol na docência tb existem bons e maus profissionais...(como em todas as;profissões)..mas não ganham milhões
    Kis :=}
    Muitas vezes não é amor à camisola Maas sim ao dinheiro

    ResponderEliminar
  5. Acreditas que estou a chorar depois de ler isto?
    O André é mesmo daqueles que transmite que é Porto, do início ao fim.
    No twitter dele já disse o que tinha a dizer sobre o assunto, já mudou a sua descrição para jogador do A.C.Milan. Mas o icon e a foto de capa, permanece Porto.
    Adoro o André!
    Será sempre um de nós, sempre ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sim, também sou dessas que até ao fim diz que ele não vai a lado nenhum, até o ver sair :(
      Foi precisamente o mesmo com o Quaresma, com o Baía... Com todos o que foram mesmo Porto ♡

      Eliminar
  6. Não acompanho muito futebol, mas o post foi super emotivo querida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Meu ídolo Luis Fabiano teve uma passagem pelo Porto.....eu amo futebol!!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  8. Apesar de ser benfiquista, valorizo o desporto em si. E jogadores que jogam com amor há camisola, infelizmente, já há poucos. Este é um deles e admiro-o imenso por isso :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu sou do Sporting mas como adepta de futebol muitas vezes via os jogos do Porto e de outras equipas e sinceramente adorava ver a garra com que o André Silva jogava. Comentei muitas vezes que gostava de ver a garra dele nos "meus" jogadores.
    Enquanto Sportinguista ferrenha ainda bem que ele foi embora xDD mas enquanto adepta de futebol um jogador como ele vai fazer falta ao campeonato português.

    ResponderEliminar
  10. E o Porto deixa ir todos, lamento que ele saia, o nosso Porto perde um grande jogador, mas sim para ele será bom e sempre foi um miúdo que fez pelo Porto.
    Beijinho Andreia

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigado meu bem :D

    Não ligo nada a futebol mas adorei ler o teu depoimento em relação a ele! Pena que seja tão bom e que vá embora :/

    NEW REVIEW POST | DONKEY MILK: a BLESSING for your SKIN :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Também parte-me o coração vê-lo partir assim com tanto por conquistar com as nossas cores ao peito, mas o que importa é que ele brilhe e seja feliz, e um dia ele volta, os bons filhos voltam sempre a sua casa :) parabéns pelo texto, está simplesmente lindo.

    ResponderEliminar